Publicidade

Destinos que fazem de Ilhéus a rota perfeita

0
226

Retratado nos livros de Jorge Amado, Ilhéus é uma cidade paradisíaca com paisagens de tirar o fôlego. Se trata de um destino com cerca de 150 habitantes e conhecido por ter sua paisagem rodeada pela Mata Atlântica e possuir a maior costa litorânea da Bahia.

Publicidade

A cidade possui uma excelente infraestrutura para recepcionar os turistas de todas as partes do mundo. Conta com atrações históricas, culturais, assim como as fazendas de cacau. Uma característica que faz de Ilhéus um destino único, é o fato da cidade ser rodeada pela Mata Atlântica, proporcionando aos visitantes contato com toda a biodiversidade da floresta.

O Centro Histórico de Ilhéus

Centro Histórico de Ilhéus

Visitar o centro histórico de Ilhéus, é fazer uma viagem ao passado. No centro, você encontrará casarões, palacetes e igrejas em estilo neoclássico que remetem ao século 20. Possivelmente um dos exemplares mais famosos da cidade, é a casa onde o escritor Jorge Amado morou, chamada atualmente de Casa de Cultura Jorge Amado. Outros destinos também muito visitados na cidade são os templos de São Sebastião e São Jorge. Se trata de uma verdadeira viagem ao passado e pela história do Brasil, o que o torna um destino único e digno de ser visitado pelos turistas, tornando a cidade um ponto turístico não apenas de praias exuberantes.

As fazendas de cacau

Fazendas de Cacau em Ilhéus

As excursões pelas fazendas de cacau da cidade, proporcionam aos visitantes o acompanhamento de todo o processo envolvido na produção de cacau. Nos tours, os visitantes têm acesso a todo ciclo do fruto, que vai desde a plantação, à colheita e até processos básicos na produção de chocolate. As fazendas geralmente oferecem aos seus clientes trilhas para caminhada ecológica, passeios de cavalos e muitos outros. As fazendas possuem aparência que remete aos tempos antigos, sendo uma ótima opção também para os visitantes que apreciam aqueles aspectos mais históricos.

As praias de Ilhéus

A cidade de Ilhéus é afortunada no quesito praias paradisíacas, o que faz do destino, o lugar ideal para quem quer tomar um banho de mar. As melhores praias da cidade estão no lado Sul, onde se dispõe de uma maior infraestrutura para recepção de turistas, como bares, restaurantes, quiosques e muitos outros.

Uma praia que chama atenção pela sua areia de cor dourada, é a Praia dos Milionários, que recebeu esse nome em função das mansões dos barões do café que existiam pelas redondezas. É possivelmente uma das praias mais movimentadas da cidade, e é bem próxima ao centro que fica apenas a 7 quilômetros dali o que torna uma excelente opção para os visitantes.

Outra excelente opção para os turistas de Ilhéus, é a Praia de Carurupe, que tem areia grossa e ondas fortes, sendo um local muito procurado por praticantes de surfe e caiaque. A praia fica localizada a 12 quilômetro do centro da cidade e não é muito recomendada para se dar mergulhos, por se tratar uma praia com águas muito agitadas.

Circuito de Jorge Amado

Circuito de Jorge Amado

Como dito anteriormente, no Centro Histórico da cidade, você pode ter acesso à residência onde o autor morou. Mas não é apenas isso, os visitantes encontram também uma estátua do autor, e muitos outros locais referenciados em suas obras, como o quarteirão do Bataclan, um antigo cabaré que era frequentado pelos barões da época. Durante o verão, o Bar Vesúvio promove uma encenação com os personagens Gabriela e Nacib, que fazem parte da obra Gabriela Cravo e Canela.

Lagoa Encantada em Ilhéus

Através dos passeios de barco, os visitantes podem chegar até a famosa Lagoa Encantada de Ilhéus. A extensão da lagoa é de 14 quilômetros quadrados, cercada pela Mata Atlântica, cachoeiras, ilhas flutuantes, vila de pescadores, fazendas de cacau e toda a diversidade da fauna. É possível também ter acesso às cachoeiras e às caldeiras de Almada, que criam profundos buracos nas rochas, tornando o local ideal para tomar banho. A caldeira mais alta cheia a aproximadamente seis metros de altura, e proporciona uma paisagem única de Ilhéus, tornando o local uma excelente opção para os turistas que não querem visitar as praias da cidade ou procuram uma atração natural diferente na região.

Publicidade

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here